Colaboradores motivados com o trabalho valorizado vão contribuir mais para o sucesso do negócio. A questão é, em tempos de crise, como motivar a equipa sem pôr em risco a tesouraria da empresa?

  1. Reconheça o mérito

Para se sentirem motivadas, as pessoas precisam de feedback, sobretudo quando se reconhece mérito. Elogie e seleccione o “Empregado do Mês” (deixe ser a equipa a votar).

  1. Ofereça benefícios e pequenos mimos

Faça os colaboradores sentirem-se valorizados. Através de parcerias, ofereça descontos em ginásios, aconselhamento de advogados, acordos com clínicas ou instituições bancárias. Tenha à disposição no escritório mimos como fruta fresca, café ou chá.

  1. Promova o espírito de equipa

Está provado que actividades fora do local de trabalho promovem o espírito de equipa. A estratégia chama-se “team building” e estimula o relacionamento entre colegas através, por exemplo, de jogos, eventos, etc.

  1. Permita folgas no dia de aniversário

Parece insignificante, mas os colaboradores vão valorizar poder passar o aniversário com a família e amigos.

  1. Estabeleça padrões elevados e apoie a inovação

Envolva os trabalhadores na estratégia de negócio aumentando as suas competências. Permita que a equipa evolua e cresça dentro da empresa.

  1. Aposte em sessões de reflexão

Proporcione momentos em que equipa em que sugira aos colaboradores um tempo de reflexão, de tomada de consciência e estabelecimento de metas pessoais e profissionais. 7. Promova o intraempreendedorismo Transforme cada colaborador num empreendedor de sucesso. Dê mais voz à equipa, incentive a participação; delega funções e ainda mostra que confia neles.

Leave a comment