São cada vez mais as empresas cabo-verdianas à procura de novas oportunidades de negócios em mercados externos estratégicos. Siga os passos para a internacionalização estratégica e sustentável da sua empresa.

1. Empresa forte em Cabo Verde

Olhe para dentro antes de se lançar lá fora. Analise as capacidades da estrutura da sua empresa em Cabo Verde para aguentar um processo de internacionalização: recursos humanos, capacidade financeira e produtiva, entre outros aspectos.

2. Potencial de internacionalização

Avalie o potencial de internacionalização da sua empresa com base em produtos inovadores, possibilidade de diferenciação nos mercados alvo, canais de distribuição, vantagens competitivas.

3. Capacidade de investimento

A avaliação da capacidade de investimento deverá ser uma das primeiras etapas para a internacionalização. Faça um cálculo realista dos custos de implantação num mercado externo.

4. Eleger mercados alvo

Escolha o mercado estratégico que melhor se adequa ao seu perfil de internacionalização. Tenha em conta o crescimento da economia, proximidade cultural e linguística, estabilidade política e social. Esteja atento aos mercados emergentes.

5. Modelos de internacionalização

Definido o mercado, decida se quer vender para esse mercado ou exportar a partir do mesmo. Escolha um modelo de internacionalização: exportação directa através de agentes, implementação de rede comercial ou investimento local.

6. Ações de promoção

Feiras internacionais de referência, missões empresariais ou conferências são alguns exemplos destas acções de promoção. Trace a sua estratégia de marketing previamente.

7. Visitas preparatórias

Planeie a viagem de negócios ao pormenor: objetivos, agenda prévia de contactos, etc. No local, avalie os transportes e logística, meios e formas de pagamento, apoios à exportação ou ao investimento, benefícios fiscais. Escolha um parceiro local que lhe traga mais-valias.