Para colher é preciso semear e semear convenientemente. Veja o que é preciso fazer para aumentar a produtividade da sua empresa.

  1. Localize falhas

É necessário descobrir onde o trabalho está a ser mal feito. Analise as compras e vendas, para saber para onde está a sair o dinheiro. Aprenda onde pode cortar nos gastos e estabeleça estratégias de melhoramento económico.

  1. Invista na formação

Se investir na formação dos colaboradores estará a apostar no melhoramento do trabalho destes, e consequentemente da produtividade e qualidade da sua empresa.

  1. Crie um bom ambiente de trabalho

Para se fazer um trabalho eficiente é preciso ter condições de trabalho e um meio propício para isso. É necessário investir na qualidade dos equipamentos, manter um espaço de trabalho limpo, seguro e organizado, e, por fim, criar um ambiente de amizade e confiança entre todos os colaboradores da empresa.

  1. Interaja com clientes

Não faltam no mercado empresas que prestem o mesmo serviço. A sua deve distinguir-se pela rapidez de atendimento (como responder a um simples e-mail) e por estabelecer uma boa relação com o cliente, que o faça querer voltar a usar os seus serviços e passar a palavra sobre a qualidade dos mesmos.

Pode criar newsletters e enviar dicas mensais úteis aos clientes da empresa e à base de dados de possíveis clientes.

  1. Mantenha canais de comunicação internos

Não é só com os clientes que deve manter canais de comunicação. Também é preciso saber o que se passa com os colaboradores da empresa e comunicar com estes. Não ser apreciado é a principal razão da demissão de trabalhadores.

  1. Estimule colaboradores

Esqueça “O Príncipe” de Maquiavel. Se for um patrão ameaçador e odiado, o seu trabalhador não terá problemas em demitir-se ou fazer um mau trabalho, ele não ganha nada com isso.

Se procurar estimular e recompensar os colaboradores pelo seu trabalho, estes irão suar a camisola e produzirão mais para a sua empresa.

  1. Repense estratégias

Pode ser necessário repensar os métodos de trabalho aplicados na empresa para aumentar a motivação e a produtividade. Os melhoramentos podem passar por trabalhar a partir de casa em determinados dias, quando o trabalho o justificar, envolver os trabalhadores na definição de estratégias da empresa ou organizar o trabalho segundo a gestão de objetivos pessoais.