A indústria da Internet começa a influenciar a forma como as empresas fazem negócios em Cabo Verde. Os fatores que mais influenciam o crescimento do número de usuários na Internet são: a redução significativa dos custos de acesso a equipamentos de informática, o acesso grátis à Internet e a economia relativamente estável.

É importante destacar o forte crescimento da base de usuários de Internet no país que, a uma taxa média anual de 38%, deverá atingir os 300 mil no final de 2021.

Fazer marketing nos dias de hoje se tornou uma tarefa ainda mais desafiadora do que já era nos tempos antes da internet, dos smartphones, Google, Facebook, blogs, etc… O que deve fazer vai depender do seu negócio, mas existem algumas coisas que podem ser aplicadas pela maioria das empresas:

1) Tenha um bom site. Um bom site não significa um site complexo, pelo contrário, faça um site simples que vá direto ao assunto. Em alguns casos a melhor opção é ter apenas uma página. Comece por ela e depois, se necessário, crie outras páginas adjuntas.

2) Faça com que seja fácil, para os seus clientes, encontrarem-lhe no Google e outras ferramentas de busca. Para ter uma boa cobertura e aparecer em posições de destaque nas buscas deve combinar a busca gratuita com os links patrocinados.

3) Registe o e-mail de seus clientes para que os possa enviar informações e novidades sobre a sua empresa.

4) Vale a pena criar uma página no Facebook, mas reserve algum tempo para se dedicar a ela. É um ótimo lugar para se relacionar com os seus clientes. Além disso, pode estimular a publicidade boca-a-boca de pessoas que gostam da sua empresa e dos seus produtos.

5) Meça os seus resultados e entenda como pode melhorar o seu site e os seus esforços de comunicação. Utilize ferramentas de análise como o Google Analytics que é gratuito.

Existem diversas outras plataformas como o Linkedin, o Twitter, blogs entre outras que pode utilizar.

Leave a comment