Conheça os 10 passos essenciais para levar a cabo um plano de ação com sucesso para a sua empresa.

  1. Não esmoreça perante a incerteza

Nos próximos meses, as empresas terão de continuar a lidar com uma economia volátil e um clima de negócios hostil. No entanto, não podem ficar paralisadas perante a incerteza, mas sim procurar novos mercados, investir em marketing e testar novas formas de promoção para cativar novos consumidores.

  1. Faça aquilo que evita fazer

Não tenha medo de arriscar e experimentar coisas novas para o bem do seu negócio. Se nunca apostou em anúncios radiofónicos, talvez esteja na hora de o fazer. Pode correr bem e garantir um bom retorno do seu investimento. O mesmo se aplica a um novo mercado, uma nova técnica de marketing ou de gestão.

  1. Valorize os seus colaboradores

Conhecedores a fundo da sua empresa, os trabalhadores podem ser uma valiosa fonte de novas ideias para melhorar o negócio. Invista numa boa gestão de recursos humanos e promova uma cultura de intra-empreendedorismo na sua empresa. Transforme os seus colaboradores em empreendedores.

  1. Mantenha o foco na visão inicial

Quando criou a sua empresa, tinha certamente uma visão clara daquilo que queria criar. Regresse a essa altura, em que estava 100% motivado e concentrado nos seus objetivos de negócio. Volte a apaixonar-se pela sua empresa e dedique-se àquilo que mais o motiva dentro da sua organização.

  1. Diversifique as oportunidades de lucro

Procure sempre novas formas de aumentar as suas vendas. Se a sua empresa comercializa produtos, ofereça brindes para aumentar a procura ou disponibilize pacotes que adicionam serviços associados. Se o seu negócio passar pela área de serviços faça o contrário, e adicione produtos grátis à sua oferta.

  1. Adicione valor acrescentado

Nem todos os produtos e serviços têm de competir ao nível do preço. Duas empresas podem vender o mesmo produto, da mesma marca, mas acrescentar valor através da localização, qualidade do serviço prestado, entre muitos outros factores que os consumidores valorizam.

  1. Contrate as pessoas certas

Um dos melhores investimentos que pode fazer é apostar em colaboradores que tragam para a empresa novos negócios, que mantenham os consumidores felizes e consigam concretizar vendas com base em fatores que não o preço. Quando entrevistar futuros trabalhadores procure pessoas motivadas e persistentes.

  1. Estabeleça metas de crescimento agressivas

Aposte num objetivo difícil, como duplicar o seu negócio a cada 18 meses, por exemplo. A ideia é traçar metas para o futuro que o deixem ligeiramente desconfortável, e depois descobrir como fazer para cumprir essas mesmas metas. Analise todas as fases do seu negócio e concentre-se nos métodos mais eficazes.

  1. Meça as acções de marketing

Se decidir apostar numa boa estratégia de marketing, garanta que os resultados vão ser medidos. Caso contrário, não vale a pena gastar dinheiro. Apesar de ser mais fácil medir as ações de marketing online, outras promoções (passatempos, cupões, ofertas) também podem ser avaliadas.

  1. Preste atenção aos clientes

Ponha-se no lugar dos seus clientes e consumidores. Acha que estão agradados com o produto vendido, ou com o serviço prestado? A mínima falha pode custar-lhe perda de reputação e uma redução nas vendas. Ouça os seus clientes mais antigos e concentre-se em manter a sua fidelidade, pois isso trará clientes novos.

Leave a comment