Aqui ficam alguns conselhos para conseguir que os seus clientes antecipem os pagamentos:

  1. Deixe claras as regras de pagamento

A sua política de pagamentos deve estar bem definida. Se a regra for receber a 30 dias, não deixe o cliente pensar que pode saldar a dívida em três meses. Para acelerar o processo, facilite várias formas de pagamento.

  1. Peça uma antecipação do pagamento

Pode acordar com o cliente o pagamento antecipado de uma parcela, sendo o restante pago no final, com o serviço completo.

  1. Aposte numa comunicação eficaz e positiva

Evite as abordagens agressivas e intimidatórias. É preciso alguma sensibilidade: mesmo que o cliente esteja a demorar a pagar, fale num tom amigável. Explique-lhe que o atraso pode ter impacto negativo na vida da sua empresa.

  1. Mais vale prevenir, ligue

Antes das facturas vencerem, ligue para o cliente. Pergunte-lhe que opinião tem sobre o produto/serviço e recorde-lhe, amigavelmente, que tem uma factura por liquidar.

  1. Aposte num software que o ajude a cobrar

Vários softwares permitem automatizar a cobrança e evitar atrasos de pagamento. Por exemplo, um software que possa enviar alertas (por email ou SMS) antes ou depois da data de vencimento, o que permite também poupar tempo na cobrança.

  1. Estabeleça um programa de incentivos

Recompense quem pagar antes do vencimento. Por exemplo, se receber pagamentos a 30 dias, ofereça 2% de desconto a quem saldar a conta no prazo de 15 dias.

Leave a comment