A criatividade é uma das características que deve fomentar nas pessoas que trabalham consigo. Isso pode fazer toda a diferença competitiva. Através da criatividade podem ultrapassar-se problemas complexos e, em conjunto, encontrar as melhores soluções para os clientes e para a empresa. Algumas ideias para fomentar o espírito criativo.

1. Quadros brancos

Ponha as suas ideias na parede e veja-as crescer com os inputs de todos. As empresas mais criativas são colaborativas, agregando o trabalho de cada um para criar a melhor solução de todas. Se prefere o tradicional quadro de giz, há soluções em tinta que reproduzem as tradicionais ardósias.

2. Encoraje arte nas paredes

Quadros bonitos ou impressões em grande formato podem fazer uma grande diferença no ambiente visual da empresa, por pouco dinheiro. Seja criativo e deixe a arte crescer de forma orgânica.

3. Comemore as conquistas todas

Seja de viva voz, por e-mail, por newsletter, com bolo ou vinho do Fogo, ou mesmo sem nada, o que importa é que todos os trabalhadores percebam que a empresa (e os seus trabalhadores também) está de parabéns.

4. Crie espaços para reuniões informais

Um sofá ou uns puffs é tudo o que precisa para criar um local para reuniões informais, em que as ideias podem surgir mais facilmente. Pequenas reuniões podem ser mais produtivas do que reuniões com toda a empresa.

5. …mas deixe os trabalhadores trabalharem sozinhos

É importante que cada pessoa tenha o seu espaço – pesquisas recentes demonstram que o trabalho mais produtivo é feito a solo, ainda que depois de reuniões de brainstorming. No meio de muitas reuniões, às vezes é difícil encontrar tempo para efectivamente trabalhar. Por isso, incentive a definição de espaços pessoais, em que cada um consiga produzir sem interferências.

6. Peça colaboração à equipa

Perguntar directamente, criar caixas de sugestões, pedir a colaboração, criar equipas interdisciplinares, arranjar espaço para jornais de parede, são todas formas de criar uma equipa coesa, capaz de vestir a camisola.

7. Crie uma livraria na empresa

Só precisa de uma estante, para rechear com livros sobre o trabalho ou sobre outros temas, em que todos podem deixar ou pedir livros emprestados. Ler é a melhor forma de aprender.

8. Invista numa cozinha comunal

Ao partilharem as refeições no mesmo espaço, não são só as finanças dos seus funcionários que saem beneficiadas. Boas ideias podem surgir à mesa das refeições e as relações entre os colegas são reforçadas.

Leave a comment