Faça uma auditoria externa e independente poderá levar à detecção de algumas despesas supérfluas e à expansão de ganhos em áreas que não estava à espera. Se não está convencido com a necessidade de uma auditoria, o damos-lhe 10 razões para fazer o teste à sua empresa.

1. Credibilidade

Fazer uma auditoria externa e completamente independente dará mais credibilidade à sua empresa na hora de prestar contas, já que os resultados apresentados aos investidores, clientes, fornecedores ou demais interessados estarão auditados por uma entidade externa. Opte pela completa transparência das suas contas e assim estará a dar um passo importante para o futuro.

2. Veracidade

Juntamente com a credibilidade, a veracidade das informações contabilísticas é um factor bastante importante para a sua empresa, sobretudo para tentar angariar financiamento por parte dos investidores. A transparência é um factor-chave para o sucesso da sua empresa junto dos clientes e investidores.

3. Fiscalização de processos

Em termos práticos, o controlo dos processos internos poderá ter um peso bastante significativo na sua empresa, já que poderá significar uma redução de custos que apenas poderá ser detectado através de uma auditoria externa. Com isto, a optimização de processos poderá lançar a sua empresa para um maior controle de custos que poderá significar uma maior saúde financeira para a sua empresa.

4. Mais controlo

Com a auditoria irá dificultar alguns desvios de bens patrimoniais ou outros desvios, visto que a contabilidade estará completamente organizada e em ordem. Tal como os desvios patrimoniais ficam mais difíceis, também os pagamentos indevidos se tornam mais complicados, tornando os fluxos financeiros da sua empresa mais eficientes e sem qualquer tipo de perdas fora do previsto.

5. Melhoria da informação

Uma auditoria externa realizada à sua empresa irá contribuir para que as informações sobre a situação económica, patrimonial e financeira da sua empresa sejam correctas, havendo assim uma melhoria em todos os aspectos ligados ao seu negócio. A informação rigorosa e exacta do ponto de situação das finanças da sua companhia são determinantes para fazer uma boa gestão.

6. Exactidão nas contas

Os resultados apurados da empresa e as suas demonstrações financeiras são muito importantes para a contabilidade. Assim, com a realização de uma auditoria, haverá uma maior exactidão de todos os aspectos financeiros e não só da empresa. Maior exactidão irá resultar numa maior optimização de todos os processos dentro e fora da empresa.

7. Maior correcção

Além de uma maior exactidão, haverá uma maior correcção em todos os registos financeiros e contabilísticos da empresa, possibilitando assim um olhar “diferente” para as áreas que estão a falhar. Deixarão de haver desvios anormais, contas mal processadas ou em lugares incorretos na contabilidade, o que poderá possibilitar uma diminuição de tempo nos processos financeiros dentro da sua empresa.

8. Sinalização de falhas na organização

A auditoria realizada por auditores independentes permite, ainda, ver e apontar quais são as falhas na organização administrativa e no controle interno. Após a auditoria, será mais fácil para a empresa resolver esses problemas de organização, tornando a empresa mais eficiente, sustentada pelos dados auditados. A auditoria poderá ser assim um forte apoio para os decisores de áreas de recursos humanos que poderão tomar decisões com base no estudo independente e tentar optimizar os meios humanos e materiais ao seu serviço.

9. Melhor apuramento financeiro da empresa

Com a auditoria vem a possibilidade de um apuramento de omissões maior, nomeadamente ao nível do registo de receitas, da realização de créditos oportunos e ainda a liquidação de débitos dentro do prazo previamente acordado. Assim, a empresa irá certamente funcionar da melhor maneira, sobretudo junto dos fornecedores e dos clientes, tornando a sua gestão mais eficiente.

10. Conselhos legais

É importante para a empresa saber se está a cumprir todos os processos e leis vigentes no país. Esse também é o papel do auditor na auditoria que faz à sua empresa. Um menor conhecimento de alguns aspectos podem resultar em coimas para empresa, que podem ser evitadas se a informação for a correcta. Falar com o seu auditor sobre estes assuntos poderá evitar alguns dissabores.

Leave a comment