O fluxo de caixa é um instrumento de gestão e planeamento do seu dia-a-dia. Na elaboração de um fluxo de caixa eficiente, procure seguir as seguintes dicas:
- Faça um levantamento de todas as suas despesas e receitas, atuais e futuras, planos de investimento e expansão e os organize por natureza: operacional, não operacional e investimentos.
- O ideal é que o fluxo de caixa contemple um horizonte correspondente ao ciclo operacional da Empresa, geralmente de um ano.
- Para o primeiro ciclo operacional é feito um nível de abertura das despesas, receitas e investimentos bem detalhado.
- O fluxo de caixa deve ser atualizado periodicamente. O horizonte de um ciclo operacional deve ser atualizado mensalmente.
- Evite ser otimista nas previsões das entradas e receitas. Um bom fluxo de caixa deve considerar o facto de que alguns clientes não irão pagar a tempo ou mesmo que alguns não efetuaram o pagamento, exigindo a necessidade da aplicação de um valor percentual de perdas sobre as entradas.
- Antecipe-se a eventos operacionais que com impacto no seu fluxo de caixa, como o atraso na inauguração de uma nova linha de produção ou a perda de um cliente, para que actue de forma pró ativa no seu fluxo de pagamentos. Desta forma, poderá negociar com alguns fornecedores o adiamento de vencimentos, ou mesmo a contratação de um empréstimo.
E lembre-se, tenha no fluxo de caixa um elemento de gestão e planeamento do seu dia-a-dia.
Soluções INOVE — Consultores Empresariais
Capacite-se para navegar com confiança nas complexidades das questões financeiras, fiscais e tributárias. O nosso conjunto abrangente de ferramentas financeiras e orientação especializada pode ajudá-lo a tomar decisões informadas, otimizar a saúde financeira da sua empresa e atingir os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Quer pretenda aumentar o fluxo de caixa no próximo trimestre, poupar para uma nova atualização dos equipamentos dentro de alguns anos ou planear os anos dourados da sua empresa, contacte-nos hoje mesmo para saber mais sobre como o podemos ajudar a navegar o cenário de constante mudança das questões fiscais e tributárias, para o manter no caminho certo, ou ajudar a sua empresa a levantar voo.