Se for começar um negócio hoje, preste atenção aos seguintes quatro elementos:

  1. Design

Este começa com a observação metódica e exaustiva do cliente, passa por entender como ele resolve os seus problemas, como ele usa os produtos e termina quando encontra-se a harmonia entre as restrições da situação e a funcionalidade necessária.

  1. Distribuição

Aqui não se refere a logística ou a pontos de venda, refere-se à forma como a informação é divulgada e absorvida. Como destacar-se no meio de tanta informação e relacionamentos e ser-se notado. Saber navegar na Internet e, principalmente, saber trabalhar bem com os média sociais pode fazer a diferença entre uma boa empresa regional e o domínio nacional de um nicho de mercado.

  1. Dados

As empresas não podem basear as suas decisões em suposições, mas sim, em dados. A adequada recolha e compreensão dos dados cria conhecimento e afasta os medos. Errar construtivamente é parte determinante do processo. Erre rápido, pequeno e barato.

  1. Ambiente

Nas empresas ou as pessoas sentem-se felizes no ambiente em que se transformou a empresa, ou não vão ter boa performance, e isto inviabilizará o sucesso. E todos os funcionários talentosos querem fazer parte de algum sucesso. Se este for inatingível ou demorar demais, os melhores vão embora. Em resumo, pessoas infelizes criam um ambiente onde os melhores não conseguem ficar. O papel determinante do administrador atual é casar adequadamente pessoas e funções.

Os quatro elementos juntos e combinados criam um novo formato de empresa em que a diversidade não só tem vez como é fundamental.

Leave a comment