Os documentos fiscalmente relevantes são documentos emitidos electronicamente, por programas devidamente autorizados pela DNRE (Direção Nacional das Receitas do Estado) que, independentemente da sua designação, sejam suscetíveis de apresentação ao cliente e que possibilitem a conferência de mercadorias ou de prestações de serviços.
O que é uma fatura? Ou uma autofatura?
Fatura ou autofatura é um documento comercial emitido por um vendedor, onde constam as condições gerais da transação e o valor a pagar pelo comprador. Nas compras de menor valor a fatura pode ser substituída pela fatura simplificada, cujo conteúdo é mais básico.
Quais são os elementos obrigatórios de uma fatura?
De acordo com o n.º 5 do artigo 32.º do Código do Imposto Sobre Valor Acrescentado (CIVA), as faturas devem ser datadas, numeradas sequencialmente e conter os seguintes elementos:
- Nome e sede do fornecedor e do destinatário, e correspondentes NIFs;
- Quantidade e denominação dos bens ou serviços;
- Preço, líquido de imposto, e outros elementos incluídos no valor tributável;
- Taxas aplicáveis e o montante do imposto;
- Motivo justificativo da não aplicação do imposto, se for o caso;
- Data em que os bens foram colocados à disposição ou data de prestação dos serviços, se diferente da data de emissão.
O que é um recibo?
Um recibo é um comprovativo de pagamento, que deve ser emitido apenas no momento do recebimento do cliente.
O recibo torna-se um documento com validade fiscal para os sujeitos passivos do Imposto Sobre Valor Acrescentado (IVA) que optem pelo regime de IVA de caixa.
O que é uma nota de devolução?
Nota de devolução é um documento logístico que acompanha a devolução de uma mercadoria, trata-se de um pedido do comprador ao fornecedor para que este proceda à emissão de uma nota de crédito sobre essa devolução.
O que é uma guia de transporte?
Guia de transporte é um documento que acompanha a circulação de mercadorias, em território nacional, que possam ser objeto de operações realizadas entre sujeitos passivos de IVA.
O que é uma nota de devolução?
Nota de devolução é um documento logístico que acompanha a devolução de uma mercadoria, trata-se de um pedido do comprador ao fornecedor para que este proceda à emissão de uma nota de crédito sobre essa devolução.
O que são notas de crédito e de débito?
Tratam-se de documentos comerciais de acerto de contas, retificativos de faturas. No caso da nota de crédito, emitida ao comprador, a função é retificar/regularizar faturas emitidas.
Na nota de débito a função é corrigir a não aplicação do IVA na fatura ou a aplicação de uma taxa de IVA inferior ao que deveria ter sido aplicada.
Em ambas devem ser indicados os artigos ou serviços com respetivas quantidades e preços, assim como fazer referência à fatura a que respeitam.
Soluções INOVE — Consultores Empresariais
Capacite-se para navegar com confiança nas complexidades das questões financeiras, fiscais e tributárias. O nosso conjunto abrangente de ferramentas financeiras e orientação especializada pode ajudá-lo a tomar decisões informadas, otimizar a saúde financeira da sua empresa e atingir os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Quer pretenda aumentar o fluxo de caixa no próximo trimestre, poupar para uma nova atualização dos equipamentos dentro de alguns anos ou planear os anos dourados da sua empresa, contacte-nos hoje mesmo para saber mais sobre como o podemos ajudar a navegar o cenário de constante mudança das questões fiscais e tributárias, para o manter no caminho certo, ou ajudar a sua empresa a levantar voo.
1 Comment
Comments are closed.