Não se deixe iludir. Por melhores que sejam as suas capacidades de gestão, se não souber fazer passar uma boa imagem de si poderá estar a prejudicar a sua carreira profissional.

A boa notícia é que, mais do que um dom ou um talento natural, a sua imagem profissional pode ser construída à sua medida, através do marketing pessoal. Conheça as dicas para projetar a melhor imagem.

1. Cause uma boa primeira impressão

Através do impacto visual que causamos, podemos passar mensagens positivas ou negativas. Seja verdadeiro e adeque as suas atitudes à sua imagem.

2. Esteja atento à comunicação não-verbal

Muitas das nossas opiniões sobre os outros são baseadas na observação e interpretação dos sinais não-verbais: aparência (roupas, acessórios, beleza e higiene pessoal) e linguagem corporal (gestos, postura e regras de etiqueta profissional). Não passe mensagens negativas através da sua imagem.

3. Crie uma identidade visual

Tal como uma empresa deve criar a sua marca e saber comunicá-la, o mesmo acontece com os gestores. A sua identidade visual deve ser coerente, consistente e credível. As roupas são importantes mas sozinhas não chegam para projectar uma imagem.

4. Aposte na comunicação

Uma boa comunicação interpessoal é uma ferramenta essencial para quem quer vender a sua própria imagem. Através de uma comunicação eloquente, persuasiva, expressiva e adequada ao contexto, mostra o seu potencial e transmite credibilidade.

5. Tente sempre melhorar

Promova a sua imagem, renove o guarda-roupa ou treine a sua dicção. Faça cursos de especialização ou aperfeiçoamento, aproveite todas as oportunidades para mostrar o que vale, fale em público, publique artigos, obtenha notoriedade, amplie as suas capacidades.

6. Projecte a sua imagem nas redes sociais

As redes sociais são sem dúvida boas ferramentas de marketing profissional, mas devem ser usadas com muito cuidado. Imagens e palavras, tudo conta para formar uma imagem positiva ou negativa. Utilize as redes sociais para potenciar o ‘networking’.

7. Não faça autopropaganda

Alie a gestão da carreira a um eficaz planeamento de marketing pessoal. Mas atenção: não caia na tentação de fazer propaganda. Falar de si mesmo não significa vangloriar-se ou exibir-se. Isso pode destruir a sua imagem.

8. Aposte no ‘networking’

Construir uma ampla rede profissional ajudará a promover a carreira e a imagem no mercado de trabalho. Trocar conhecimentos e informações é muito importante. Mantenha boas relações com colegas de empresas onde já trabalhou e com profissionais da sua área.