As 7 perguntas que todo empreendedor deve fazer sobre seu modelo de negócios actual.

Alex Ostervalder, o autor do Business Model Generation, definiu 7 provocações que todos nós deveríamos fazer aos modelos actuais de nossos negócios. A entrada num novo ano é um bom momento para refletir sobre a nossa forma de estar no mundo e de ganhar dinheiro, trazendo novos desafios ao planeamento de 2021:

  1. O que sua empresa faz que torna difícil, improvável ou até mesmo impossível que o seu cliente substitua o seu serviço? Ou, ainda, de que forma você prende o seu cliente?
  2. Quando 2021 começou, quanto de faturamento já tinha garantido? Quanto vai depender de novas vendas? Há um equilíbrio satisfatório?
  3. O que pode mudar na sua forma de operar que permita a sua empresa crescer sem consumir o caixa? Ou seja, Como pode vender recebendo antes de gastar?
  4. O que pode mudar na estrutura da sua operação para que ela seja otimizada e gere diferencial diante do mercado?
  5. O que pode mudar no seu modelo de negócio para que os seus clientes e parceiros também contribuam, de forma pró-ativa e voluntária, para aumentar as suas vendas?
  6. A sua margem cresce de acordo com o tamanho ou a sua estrutura de custos insiste em acompanhar este crescimento e, muitas vezes, até superá-lo? O que você deve eliminar de funcionalidade para se tornar mais escalável?
  7. O que faz que é realmente difícil de ser copiado? Como usa a complexidade a seu favor? O que faz para não perder pessoas da sua equipa com conhecimentos vitais diante da concorrência?

Leave a comment