Embarcar na viagem do empreendedorismo é simultaneamente estimulante e assustador, especialmente para os estreantes. A emoção de dar vida a uma visão e de deixar uma marca no mercado é atenuada pela panóplia de desafios e incertezas que se avizinham. Antes de mergulhar de cabeça na sua primeira aventura empresarial, é importante fazer um balanço de algumas considerações fundamentais que podem ser determinantes para o seu sucesso. Eis sete pontos a que qualquer aspirante a empresário deve prestar muita atenção antes de abrir a sua primeira empresa.

1. Aposte na experiência

Se o empreendedor não tem experiência na área em que deseja iniciar uma empresa, uma boa dica é procurar um sócio, funcionário ou até mesmo uma consultoria que já tenha certa experiência no ramo em questão.

2. Adquira capacitação e conhecimento

A busca pelo conhecimento sobre a área em que pretende-se actuar é fundamental. Cursos de capacitação são importantes para entender melhor os problemas cotidianos, desenvolver a capacidade de identificá-los e solucioná-los de maneira rápida, eficaz e de forma mais económica.

3. Elabore um plano de negócios

Defina a estrutura operacional da empresa, crie um plano financeiro detalhado com o total do investimento, fundo de maneio, custos e previsão de rentabilidade da empresa no 1º, 2º e 3º ano.

4. Gere valor para o cliente

Para se destacar num mercado com tantos concorrentes é preciso levar em conta a importância de ter um diferencial e gerar valor para o cliente.

5. Faça investimentos assertivos

Deve conseguir identificar de forma correta onde deve investir o dinheiro.

6. Mantenha um fundo de maneio suficiente

Antes de iniciar as actividades, tenha em mãos pelo menos o montante suficiente para manter as despesas gerais da empresa por um ano. Os primeiros meses são de adaptação ao mercado e não geram grande entrada de dinheiro no caixa, o que pode não ser o suficiente para pagar despesas essenciais da empresa.

7. Separe as finanças pessoais das finanças da empresa

Estipule um salário para o proprietário, que deverá ser retirado juntamente como o pagamento dos funcionários.

Conclusão

Em suma, o caminho para o sucesso empresarial é pavimentado com um planeamento cuidadoso, uma determinação implacável e uma vontade de se adaptar e aprender com os desafios. Ao prestar atenção a estes sete pontos essenciais antes de abrir o seu primeiro negócio, os novos empresários podem preparar-se para uma viagem mais tranquila e aumentar as suas hipóteses de prosperar no competitivo panorama empresarial. Lembre-se, cada obstáculo é uma oportunidade para crescer e, com a mentalidade e a preparação correctas, o céu é o limite para o que pode alcançar como empresário. Por isso, arme-se de conhecimentos, rodeie-se de uma rede de apoio e embarque nesta emocionante viagem com confiança.