A melhor saída continua a ser a austeridade nos planos de empresas perante perspectivas negativas, salvaguardando os recursos através da protelação ou mesmo o cancelamento de novos investimentos. Contudo, nos negócios e na vida, sou um convicto aderente da verdade secular de que em momentos de crise as oportunidades aparecem. Apesar do impacto no comportamento do investimento das empresas, são momentos de oportunidades para se fazer diferente e melhor.
Hoje muitos negócios, como a hotelaria, a restauração, o comércio, as indústrias culturais e criativas e todos aqueles que exigem um contacto físico, localizado e prolongado com o cliente têm sido obrigados a fazer diferente. O comércio e a distribuição reforçaram os investimentos em soluções de venda online e entrega ao domicílio. A restauração associou-se com as plataformas de entrega ao domicílio. Estas plataformas percebem melhor o negócio da restauração e já investem em marcas e produção própria de refeições. A hotelaria voltou a dar mais atenção a experiências próximas de casa que até já estavam esquecidas. De uma forma geral, todas as empresas que viram as oportunidades e benefícios da flexibilização do local de trabalho investem no teletrabalho.
Aqueles que, pela natureza e maturidade do negócio, não tendo oportunidades para alterações disruptivas, fazem aposta na melhoria incremental do seu negócio. A substituição de equipamentos por outros mais eficientes do ponto de vista energético, equipamentos com maior capacidade de processamento, substituir operações manuais pela automação, a digitalização de processos, uma maior externalização de processos da empresa para fornecedores com qualidade.
Para além dos motivos de ordem operacional, a situação atual de crise oferece oportunidades de financiamento a custos e condições muito favoráveis. As taxas de juro estão mais baixas e os prazos são mais alargados. Todavia, face à inversão da política monetária internacional para taxas de juro mais elevadas, enquanto medida de combate à inflação, em Cabo Verde as taxas não deverão continuar por muito tempo baixas, pelo que urge, no decorrer de 2022, as empresas aproveitarem os níveis baixos das taxas de juro para financiar novos investimentos e refinanciar a dívida existente.
Há muito tempo que nenhum acontecimento social, natural, tecnológico punha a humanidade face a desafios tão grandes. Em dois anos, as empresas reinventam-se para ajustar ao contexto, fazer diferente e melhor. Isso exige resiliência, foco nas soluções, visão de longo prazo e investimentos. A boa notícia é que as oportunidades são imensas e a adoção de novos processos terá de estar sincronizada com os ciclos de investimento da empresa. Em 2022 repense e execute novos investimentos que mudem o seu negócio, reforce a sua capacidade de adaptação às mudanças e, com isso, a criação de mais valor para si e para a sociedade.
A INOVE Consultores Empresariais lançou a sua iniciativa “Repensa 2022”, que visa dar uma visão especial do setor gerencial, fiscal e financeiro. Partilhamos contigo as nossas reflexões sobre os mais variados assuntos relacionados com as tendências e mudanças que ocorrem nesse setor. O nosso objetivo é dar-lhe informações objetivas e precisas, graças à experiência técnica das equipas da INOVE Consultores Empresariais. Repensa a tua empresa em 2022. Conta com a INOVE.
Soluções INOVE — Consultores Empresariais
Capacite-se para navegar com confiança nas complexidades das questões financeiras, fiscais e tributárias. O nosso conjunto abrangente de ferramentas financeiras e orientação especializada pode ajudá-lo a tomar decisões informadas, otimizar a saúde financeira da sua empresa e atingir os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Quer pretenda aumentar o fluxo de caixa no próximo trimestre, poupar para uma nova atualização dos equipamentos dentro de alguns anos ou planear os anos dourados da sua empresa, contacte-nos hoje mesmo para saber mais sobre como o podemos ajudar a navegar o cenário de constante mudança das questões fiscais e tributárias, para o manter no caminho certo, ou ajudar a sua empresa a levantar voo.