É internacionalmente aceite que o conceito de uma empresa familiar congrega três grandes vertentes:
– Ao nível da propriedade – O controlo da empresa encontra-se nas mãos de uma família (que detém ou controla a maioria do capital);
– Ao nível da gestão – Os lugares de topo da empresa são ocupados pelos membros da família;
– Ao nível da sucessão – A segunda geração familiar assume os lugares deixados vagos pelos parentes e assim sucessivamente.
Poucas organizações conseguem garantir tanta unidade, lealdade e dedicação dos gestores de topo quanto as empresas familiares. São duas forças fundamentais em que elas terão que se apoiar e que apresentam as seguintes vantagens:
Interesses comuns: Os laços afectivos entre as pessoas, a harmonia dos gostos e das formas de actuar geram interesses comuns entre os membros da família que trabalham na empresa. Há uma maior auto- exigência e auto-sacrifício em prol de um objectivo comum.
Confiança mútua e autoridade definida e reconhecida: Existe uma autoridade reconhecida e um clima de elevada confiança que evita as lutas pelo poder e as intenções menos claras, quer entre colegas de trabalho, quer entre chefes e subordinados.
Facilidade na transmissão da informação: A comunicação é intensa e fluida, sem barreiras desnecessárias, desde que haja unidade e confiança entre as pessoas.
Flexibilidade de processos: A maior simplicidade da estrutura da organização facilita a atribuição das responsabilidades, a delegação de funções, a autonomia e, consequentemente, flexibiliza os sistemas de informação e de controlo. As empresas familiares são, em regra, menos burocráticas. As decisões são tomadas mais rapidamente, havendo maior coordenação e menos conflitos de poder.
Projecto a longo prazo: A dedicação e empenho dos membros da família que gerem a empresa é, normalmente, maior do que nas empresas com outro tipo de gestão. Os planos são feitos a longo prazo, no melhor interesse da família actual e dos respectivos sucessores que garantirão a continuidade do negócio. Há, em regra, maior estabilidade ao nível do núcleo de detentores do capital e da própria gestão.
Permanência da cultura e dos valores: As organizações de tipo familiar são, em regra, muito marcadas pela cultura e pelos valores definidos pelo seu fundador. Para o bem e para o mal, a sua personalidade e hábitos de trabalho funcionam como um exemplo a seguir pelos restantes colaboradores. Estes sabem perfeitamente o que se espera deles e que tipo de regras e comportamentos deverão respeitar.
Soluções INOVE — Consultores Empresariais
Capacite-se para navegar com confiança nas complexidades das questões financeiras, fiscais e tributárias. O nosso conjunto abrangente de ferramentas financeiras e orientação especializada pode ajudá-lo a tomar decisões informadas, otimizar a saúde financeira da sua empresa e atingir os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Quer pretenda aumentar o fluxo de caixa no próximo trimestre, poupar para uma nova atualização dos equipamentos dentro de alguns anos ou planear os anos dourados da sua empresa, contacte-nos hoje mesmo para saber mais sobre como o podemos ajudar a navegar o cenário de constante mudança das questões fiscais e tributárias, para o manter no caminho certo, ou ajudar a sua empresa a levantar voo.