A INOVE posiciona a tesouraria dentro da gestão financeira da empresa cliente através de auditorias contabilísticas e financeiras de controlo interno. Naturalmente, as tesourarias saudáveis vão mudando de perspetiva e ajustam-se aos novos cenários.
Nestas circunstâncias, o controlo e adequada gestão de liquidez são ainda mais preponderantes para as empresas e respectivas áreas de negócio. Torna-se necessário e fundamental perceber a natureza da tesouraria para determinar com rigor as políticas, as fontes de financiamento, e as aplicações de tesouraria adequadas com o objectivo de acrescentar valor à empresa.
Orientamos no controlo dos prazos de pagamento e de recebimento, gestão da posição da tesouraria a nível de investimento e financiamento e gerimos de forma segura e eficaz os fundos à disposição. Para tal, dispomos de instrumentos de controlo de tesouraria, integrados em sistemas de gestão, por forma a aplicar as melhores práticas actualmente em vigor na respectiva área:
- Efetivar previsões e orçamentos de tesouraria;
- Identificar o equilíbrio de tesouraria;
- Calcular custos e taxas efectivas de financiamento bancário;
- Melhorar os custos e as entradas financeiras da tesouraria;
- Encontrar soluções alternativas de financiamento e colocação de excedentes;
- Controlar a tesouraria e identificar a causa dos desvios;
- Analisar a eficácia da tesouraria implementada.
Na INOVE acreditamos que é necessário e fundamental compreender a natureza do negócio para determinar com rigor as políticas, as fontes de financiamento e as aplicações de tesouraria adequadas com o objetivo de acrescentar valor à empresa cliente.