O tempo é um bem precioso, já o sabemos. Para melhor gerir este recurso não renovável é preciso identificar os maiores desperdiçadores de tempo numa empresa e tentar evitar os mesmos, para aumentar a produtividade.

1. Falta de pontualidade

Chegar 10 minutos atrasado, ou sair 10 minutos mais cedo parece não ter grande impacto no trabalho de uma empresa, mas tem. São 50 minutos de trabalho numa semana e 200 num mês.

2. Navegar na internet

Um dos maiores desperdiçadores de tempo em empresas é a navegação na internet. Como é um oceano infindável, os colaboradores podem perder-se muito facilmente ao mergulhar na internet. Usar a web para visitar redes sociais e jogar nas mesmas, ler e responder a e-mails pessoais, estar a par das notícias, consultar blogues, procurar emprego noutro local, são algumas das distrações preferidas.

3. Fazer e receber chamadas

Fazer chamadas pessoais resulta na perda de tempo de trabalho e mesmo as chamadas relacionados com o trabalho não trazem muitas vezes resultados que se aproveitem. Apesar de ser uma ferramenta indispensável, o telefone pode constituir uma desconfortável interrupção do trabalho.

4. Fazer várias tarefas ao mesmo tempo

Lidar com muitas tarefas diferentes simultaneamente acaba por trazer desgaste e por resultar num trabalho mais lento ou desatento. Ler e elaborar relatórios, atender pessoas, responder a pedidos, tomar decisões, fazer comunicações, são algumas actividades que devem ser separadas por prioridades.

5. Socializar

Socializar é importante para criar um ambiente de confiança e de bem-estar, propício ao trabalho. Porém, deve-se socializar com moderação, evitando criar dramas e cisões entre colaboradores e resultar em perda de produtividade.

6. Reuniões

Escolha bem as reuniões que deve realizar e presenciar, quer internas quer externas. Algumas mensagens podem ser passadas de forma alternativa e evitando desperdício de tempo.

7. Má comunicação

Mesmo uma reunião indispensável e inadiável deve ser gerida no seu tempo, para não se perder nos seus fins e mensagem a reter.

8. Treinar pessoal

Trabalhar com pessoas não treinadas para a função resulta em excessivo tempo gasto no seu ensinamento. Delegue sempre as tarefas às pessoas mais indicadas para as mesmas na empresa.

9. Falta de objetivos, prazos e prioridades

Em vez de trabalhar em círculos, sem pressas e linhas de orientação, é fundamental estabelecer prazos para as tarefas e prioridades nelas.

10. Desorganização

Não saber o que fazer, quais os objetivos para o dia e onde está algo, por exemplo, resulta também em grandes desperdícios de tempo. Mantenha sempre a organizada a sua empresa.