A sua empresa está com excesso de tesouraria, com liquidez ou sabe que vai ter de fazer um pagamento no futuro mas ainda dispõe de algum tempo para rentabilizar os seus recursos com esse fim? Então não deixe que essas quantias monetárias estejam expostas à perda de poder de compra, pela inflação, e invista para potenciar o dinheiro da sua empresa. Seja com objetivos de longo prazo ou de curto, soluções não faltam para empresas no banco.

Os seus excedentes devem ser investidos. Conheça duas soluções financeiras para os excedentes da sua empresa.

Contas poupança

Além de serem muito fáceis de constituir e exigirem pouco dinheiro no momento de abertura da conta, permitem às empresas o reforço do capital inicial e existem na modalidade de juros capitalizáveis (quando os juros que se vão vencendo são reinvestidos) e juros não capitalizáveis (vão sendo pagos na conta à ordem e não voltam a render juros nesse produto).

Se a sua ideia é rentabilizar um excesso de tesouraria que acabará brevemente escolha prazos curtos destes produtos. Se a sua ideia é ir poupando recursos da sua empresa regularmente e por um prazo mais largo de tempo, então existem prazos de seis meses ou um ano para clientes empresa.

Depósitos a prazo

Seja para poupar para novos equipamentos, por motivos de excedentes de tesouraria ou como reservas, os depósitos a prazo distinguem-se normalmente das contas poupança por alguns traços: retornos de juros normalmente superiores e impossibilidade de reforçar o montante inicial no momento da sua constituição.

Se procura uma solução de baixo risco, para um montante a entregar de uma só vez saiba que, frequentemente, quanto maior o prazo que está disposto a imobilizar os recursos da empresa maior as taxas de juro que remuneram estes produtos.