Tem de gerir uma empresa e sente-se perdido? Tem imensas coisas para fazer e não sabe para onde se virar?

Para o ajudar a acompanhar o ritmo acelerado da sociedade global em que vivemos aqui ficam algumas dicas de gestão de empresas.

  1. Saia do escritório

Vá ao terreno, viaje, conheça novas tendências. Contacte com mentores e regresse com informação valiosa para a empresa.

  1. Ouça e escute

Escute com atenção os seus clientes, colaboradores e parceiros. Interprete o feedback e pense em como evoluir. Saber trabalhar em equipa e delegar tarefas são sempre mais-valias.

  1. Foque-se

Tenha um discurso interno positivo: elogie, foque-se na solução e não no problema. Seja resiliente e criativo. Reflita, tome consciência e estabeleça metas.

  1. Privilegie as pessoas

Aposte em si e em quem trabalha para si. Colaboradores motivados são mais dedicados. Peça sugestões, delegue tarefas, deixe-os assumirem responsabilidades.

  1. Seja criativo e faça o seu próprio CRM

Se não puder investir num software de gestão de clientes, crie-o você mesmo. Faça “fichas de cliente” e mantenha-as atualizadas. Inclua informações dos clientes e um histórico da relação com a empresa.

  1. Mude o CRM para a “nuvem”

Opte por um software de gestão de clientes (de preferência gratuito ou de baixo custo) “na nuvem”. Assim pode aceder-lhe em qualquer lugar e tem sempre na mão a informação dos seus clientes.

  1. Aposte na fusão entre as redes sociais e o CRM

Tire proveito da interactividade online e enriqueça o sistema de CRM. O “CRM Social” é uma forma de interagir com o cliente pelas redes sociais, captando informações registadas nos seus perfis.

  • O que é CRM?

Customer Relationship Management é uma estratégia de Gestão de Relação com os Clientes. Promove relacionamento com clientes e parceiros (atuais e potenciais), através de marketing e vendas. Softwares que permitem a gestão de clientes são chamados sistemas de CRM.

Leave a comment