Já pensou em como alcançar a excelência nos serviços e levá-la para os outros sectores da vida?

Quantas vezes já entrou numa loja e, mesmo tendo encontrado o produto que queria, acabou desistindo por causa do mau atendimento? Ou o contrário: não precisava ou queria algo específico, mas, graças à simpatia com que foi atendido, acabou levando um produto?

Ao ir ao restaurante prestamos atenção em vários detalhes: se o local é agradável, se atendem com cordialidade, alegria, se o que servem está com uma boa aparência e apresentação. Com isso, fica uma pergunta: será que quando está do outro lado, não como cliente, mas como atendedor, prestador de serviço, avalia da mesma forma? Coloca-se no lugar dos seus clientes? Pode-se seguir a seguinte linha de raciocínio:

Pergunte ao seu cliente de que forma ele gostaria que o produto ou serviço fosse entregue. Com isso, entenderá as suas reais necessidades e expectativas.

Transforme a resposta do cliente em metas a serem alcançadas e modifique o processo para atendê-lo.

Avalie se as necessidades foram alcançadas e percebidas. Cada um tem uma forma de medir a excelência na entrega, qual é a sua?

A essência do seu negócio, área, processo, departamento está transcrita nas atitudes do dia-a-dia? De que forma? Conseguiria medir essa presença?

Qual é a sua atitude quando necessita corrigir a rota para alcançar uma meta ou um objectivo? Ela condiz com o que se propôs enquanto empreendedor ou gestor?

O que pode fazer de agora em diante para levar excelência ao seu dia-a-dia?